BOXE

O boxe é um esporte muito antigo. Era conhecido em Creta 1.500 anos a.c. e largamente praticado na Grécia e Roma antigas. A palavra deriva do inglês to Box que significa “bater” ou “bater com os punhos”, expressão assim utilizada na Inglaterra de 1000 a 1850 d.c.

O termo pugilismo tornou-se modernamente sinônimo de boxe, embora derive do latim Pugil (“lutador, com cestus”). O cestus latino era o conjunto de correias de couro e placas de ferro e chumbo que guarneciam os punhos dos lutadores romanos. O uso dos punhos como arma em brigas de rua deve remontar aos primórdios da Humanidade, existindo documentos antigos, encontrados na Suméria (civilização que desenvolveu-se na região do atual Iraq) e Egito, que evidenciam a prática de pugilismo como esporte há aproximadamente 5 000 anos.

São também muito variadas as regiões da Terra onde desde os mais remotos tempos se sabe da existência de técnicas pugilísticas. Segundo a história, Homero promovia, durante as festividades em comemoração a queda de Tróia, várias lutas de boxe, no exílio dos gladiadores. Assim que existem, ou ao menos existiram, muitos estilos de pugilismo: o dos sumérios e babilônios, o egípcio, o minóico, o grego, o etrusco, o romano, o francês, o chinês, vários tipos de boxe indianos (o boxe muki, o malla-yudha, etc ).

Horários

07hs às 08hs – Terça e Quinta-feira

11hs às 12:15hs – Sábado

16hs às 17hs – Segunda e Quarta-feira

17hs às 18hs – Terça e Quinta-feira

18hs às 19hs – Segunda e Sexta-feira

19hs às 20hs – Terça e Quinta-feira

20hs às 21hs – Segunda, Quarta e Sexta-feira

21hs às 22hs – Terça e Quinta-feira