PILATES

O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

HISTÓRIA

O método foi criado por Joseph Pilates na Alemanha, em 1929 e ao mudar para os Estados Unidos, fundou um estúdio na cidade de Nova Iorque, em uma rua com estúdios de dança, isso possibilitou que famosos coreógrafos e dançarinos descobrissem o método de Joseph e que os exercícios proporcionavam um bom desempenho a eles nos palcos.

FUNDAMENTOS

No Pilates clássico, existem 6 fundamentos que são extremamente importantes para a realização dos exercícios, sem eles, não caracterizamos como Pilates.

Esses, por sua vez, estão totalmente interligados e são:
– Concentração, necessária para que os exercícios sejam executados com Controle;
– Os movimentos devem ser Fluidos e Precisos, ou seja, feitos devagar e de forma correta;
– Centralização, que é uma contração leve e contínua de 10 músculos (diafragma, reto do abdome, oblíquos – interno e externo-, transverso do abdome, quadrado lombar, multifidus, íleo psoas, glúteo máximo e o assoalho pélvico – períneo) também conhecido como power house, que estabiliza a coluna.
– Respiração, que deve ser controlada o tempo todo, de acordo com cada exercício, dividindo-se em inspiração, expiração de caixa torácica superior e inferior e expiração do abdome, para se evitar a fadiga precoce durante os exercícios.

No método contemporâneo, também temos mais 4 fundamentos, que são o posicionamento correto da pelve, da caixa torácica, da coluna cervical e estabilização da cintura escapular para melhor desempenho durante o exercício e evitar lesões.

METODOLOGIA

– Na aula experimental são realizados alguns testes de alongamento e força muscular, tudo com os exercícios do Pilates.

– Ao começar a fazer semanalmente, é realizada uma avaliação postural, para ver se existe algum desvio na coluna ou nas pernas, para serem trabalhados no pilates, como por exemplo alongamento. A avaliação fica com o aluno.

– A cada seis meses ocorre uma reavaliação da postura para ver se os exercícios precisam ser mudados, além da evolução que já ocorre durante esse período.

– Para quem luta, os exercícios podem ser feitos com enfoque em melhorar o fortalecimento muscular, alongamento e equilíbrio, para evitar lesões e conseguir realizar melhor os golpes, com maior precisão e força, ajudando consequentemente na explosão e velocidade

PROFESSORA

Dra. Gabriela Targiani, Fisioterapeuta, Crefito 3 – 170037
– Formada pelo Centro Universitário São Camilo em 2011;
– Curso de formação completa em Pilates (Aparelhos e solo) pela Body Pilates em 2015;
– Curso de Pilates nas patologias da coluna vertebral pela Voll Pilates em 2017;
– Além de outros cursos de fisioterapia.

HORÁRIOS

– Segundas e sextas:
Das 07h00 às 8h00

– Terças e quintas:
Das 09h00 às 10h00
Das 14h00 às 15h00
Das 20h30 às 21h30

– Quartas e sextas:
Das 14h00 às 15h00

VALORES

PLANOS (2x por semana)
Mensal – R$ 360,00
Trimestral – R$ 340,00 (5% de desconto)
Semestral – R$ 320,00 (10% de desconto)

PLANOS (3x por semana) – É acrescido o valor de uma aula a mais por semana na mensalidade.
Mensal – R$ 540,00
Trimestral – R$ 510,00 (5% de desconto)
Semestral – R$ 480,00 (10% de desconto)

*PROMOÇÃO DE INAUGURAÇÃO* – Quem fechar o plano mensal, durante os dois primeiros meses, paga o valor do plano trimestral.

FOTOS PILATES