CAPOEIRA

Esporte que utiliza o jogo, mais conhecido como roda, obtendo-se condicionamento físico, técnicas de luta, flexibilidade, agilidade e ritmo.

História

A capoeira surgiu entre os escravos como um grito de liberdade. Os negros da África, a maioria da região de Angola, foram trazidos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar como mão de obra escrava. Segundo Menezes (1976), a vida dos negros trazidos da África de maneira forçada, brutal, consistia em trabalhar de sol a sol para os senhores portugueses que exploravam as riquezas brasileiras desde o descobrimento.

Chegando a nova terra, (os escravos) eram repartidos entre os senhores, marcados a ferro em brasa como gado e empilhados na sua nova moradia: as prisões infectadas das senzalas. Os colonizadores agrupavam os africanos de diferentes tribos, com hábitos, costumes e até línguas diferentes, eliminando, assim, o risco de rebeliões. Os negros chegavam ao Brasil, depois de passarem dias empilhados em navios negreiros, trazendo como única bagagem suas tradições culturais e religiosas.

O negro trouxe consigo suas danças e lutas guerreiras que de muita valia veio a se tornar para os escravos fugitivos. Na África, mais precisamente na região de Angola, os negros lutavam com cabeçadas e pontapés nas chamadas “luta das zebras”, disputando as meninas das suas tribos com a finalidade de torná-las suas esposas. Na ausência de armas, os negros buscaram nas danças guerreiras sua forma de defesa. Da necessidade de preservação da vida, surgiu a capoeira.

PROFESSOR RESPONSÁVEIS

Felipe Augusto

  •  Pós graduado em Marketing Esportivo e Treinamento Funcional
  •  Professor de 2ºGrau;
  •  Licenciatura Plena em Educação Física pela UniFMU

CREF: 030701/SP

CANTOS

Durante a roda são entoadas cantigas que são divididas em dois tipos: cantos corridos e ladainhas. A diferença entre o canto corrido e a ladainha está no fato de, na ladainha, sempre contar-se uma história, geralmente sem a resposta ou interferência do coro-que participa apenas no momento que o cantador acaba a história, e entre o canto de entrada dizendo “iê vamos simbora/ iê é hora é hora” e assim por diante, até chegar na expressão “dá volta ao mundo”.  

Já no canto corrido, o cantador não tem a preocupação de contar nenhuma história, as frases são ditas aleatoriamente, falando de assuntos diversos, e a participação do coro é imediata e necessária desde o seu início. Durante a roda, os capoeiristas, que ficam de pé formando a roda, acompanham a cantoria com palmas.  A única exceção são as rodas de Angola, onde os capoeiristas ficam sentados e não batem palmas, só começando a cantar quando acaba a ladainha.

BATIZADO

Os alunos entram para as aulas de capoeira e em seguida, começa um treinamento. Nesse período inicial eles são chamados de “pagãos”, ou seja, eles não foram ainda batizados.

O batizado de capoeira representa o momento em que os indivíduos recebem a sua primeira graduação pelo grupo. Nesse dia eles deixam de ser pagãos e por costume recebem um apelido (tradição desde os tempos que a capoeira era considerada uma arte marginal e os capoeiristas eram obrigados a usar codinomes para não serem identificados e presos pela polícia).

O dia do batizado é de grande importância para os capoeiristas, pois realiza-se uma festa em que os novos capoeiristas são apresentados à comunidade capoeirista, jogam com outras pessoas e desfrutam da oportunidade de até conhecerem os mestres mais antigos.

GRADUAÇÃO

Os capoeiristas são graduados de acordo com os seus conhecimentos e com o tempo de prática na capoeira. Cada graduação é representada por uma cor na corda, que é amarrada na calça do capoeirista. 

Cada grupo de capoeira designa um conjunto de cores que irá representar as graduações. Abaixo estão as graduações do grupo Luanda Brasil:

HORÁRIOS

Segundas, Quartas e Sextas
Das 20:30 às 21:45hs  

Terças e Quintas
Das 22:00 às 23:15hs  

PLANOS

Escolha quantas aulas deseja frequentar por semana. Temos planos de 1x, 2x, 3x e livre.

Formas de Pagamento:

  • Planos trimestrais, semestrais e anuais podem ser parcelados em cheque ou no cartão;
  • Plano mensal somente à vista;
  • Em todos os planos (com exceção do mensal), há descontos entre 5% e 40%. Escolha o que lhe atende melhor!

 Aceitamos cartões de débito e crédito.

Documentos para a matrícula:

* Apresente RG, CPF, comprovante de residência e autorização dos pais (se menor de 18 anos).

Maiores informações por WhatsApp 11 98623-9571

 

FOTOS CAPOEIRA